O que é Histerectomia (retirada do útero)?

Dependendo da razão para a histerectomia, o cirurgião pode escolher remover a totalidade ou apenas uma parte do útero. Em uma histerectomia supracervial ou subtotal, um cirurgião remove apenas a parte superior do útero, mantendo o colo do útero no lugar. Já a histerectomia total remove todo o útero e colo do útero.

Em uma histerectomia radical, um cirurgião remove todo o útero, os tecidos e ligamentos ao lado do útero e a parte superior da vagina. Histerectomia radical geralmente só é feita quando o câncer está presente, principalmente o do colo uterino. Dependendo, os ovários também podem ser removidos no mesmo tempo cirúrgico de uma histerectomia, sendo essa cirurgia denominada de pan-histerectomia.

Marque sua consulta

"A Mova é o Leandro e o Leandro é a Mova"

Maçã Maçã

Vantagens MOVA

Veja abaixo

Referência

Referência

Referência no Sul de Santa Catarina na área da medicina da obesidade e videocirurgia avançada

Tecnologia

Tecnologia

A MOVA oferece os equipamentos mais modernos e seguros para seus pacientes

Competência

Competência

Profissionais capacitados e com grande experiência nas áreas atendidas

Perguntas Frequentes

Veja abaixo

Existem contraindicações?

Não há contraindicações expressas para a histerectomia. No entanto, algumas pacientes podem não ser indicadas para realização da cirurgia por motivos individualizados, que devem ser discutidas com a equipe médica.

Que médico realiza a cirurgia?

A histerectomia sub-total ou total e as pan-histerectomias devem ser realizadas preferencialmente por um cirurgião ginecologista, mas cirurgiões gerais, desde que capacitados, podem realizar esse tipo de cirurgia. As histerectomias radicais, indicadas devido a algum tipo de câncer, são normalmente realizadas por cirurgiões oncológicos.

Se interessou por essa especialidade?

Marque sua consulta