30/05/2019

Cinco informações que você precisa saber sobre obesidade

Cinco informações que você precisa saber sobre obesidade

A Clínica Mova é uma das referências no tratamento da obesidade em Santa Catarina, com mais de 3000 cirurgias realizadas pelo seu Diretor, o cirurgião Leandro Avany Nunes. Por isso é tão importante sempre alertar sobre a importância do tratamento desta doença, que hoje representa um dos dez maiores​ problemas de saúde pública, uma epidemia que já atinge 300 milhões de pessoas pelos cinco continentes. No Brasil quatro em cada dez cidadãos estão acima do peso. Quanto mais alto o Índice de Massa Corpórea (IMC), maiores os riscos de diabetes, problemas cardiovasculares - incluindo AVC, doenças de articulações, apneia do sono, depressão, câncer, entre outros, afetando a qualidade de vida e a longevidade.⠀
Portanto, quanto mais cedo o paciente buscar ajuda especializada, menores serão as consequências desta doença.⠀
Lembre-se: o tratamento da obesidade é a melhor forma de recuperar a saúde e a qualidade de vida.⠀

1. A cirurgia é segura
Todas as cirurgias têm riscos, mas a cirurgia para perda de peso é tão segura quanto a remoção da vesícula biliar. Os pacientes geralmente vão para casa no dia seguinte. É mais arriscado continuar a conviver com os problemas médicos decorrentes da obesidade.


2. Obesidade é doença 
e não uma condição 
A obesidade grave é uma doença associada a vários efeitos adversos na saúde que podem ser revertidos ou melhorados pela perda de peso bem-sucedida em pacientes que foram incapazes de peder peso por meios não cirúrgicos.

3.O tratamento não se limita à cirurgia
Antes e depois da cirurgia o paciente é atendido por uma equipe interdisciplinar, onde recebe acompanhamento contínuo para ajudar a apoiar as mudanças no estilo de vida e monitorar seu estado, clínico, pscicológico e nutricional. 

4. todo paciente precisa 
ser avaliado e ter a indicação médica
Os pacientes interessados ​​em realizar a cirurgia bariátrica obrigatoriamente precisam passar por uma avaliação médica, onde podem receber ou não a indicação para a cirurgia.
Após a cirurgia o paciente segue sendo acompanhamento em nossa clínica. 

5. a cirurgia ajuda no controle das comorbidades
A cirurgia de redução do estômago pode melhorar ou resolver condições frequentemente relacionadas ao excesso de peso, incluindo:
 doença cardíaca, pressão alta, apneia obstrutiva do sono, diabetes tipo 2, doença do refluxo gastroesofágico, osteoartrite (dor nas articulações), bem como melhoraria da capacidade de realizar atividades diárias e da qualidade de vida.