30/05/2019

Obesidade não ocorre por falta de força de vontade

Obesidade não ocorre por falta de força de vontade

A perda de peso a longo prazo é quase impossível para as pessoas afetadas por obesidade grave. Estudos mostram pouco sucesso a longo prazo apenas com dieta e exercícios. 
Isso não é resultado de falta de força de vontade ou de uma dieta errada. Quando um paciente apresenta índice de massa corporal (IMC) maior que 35, a chance de atingir o peso corporal normal por um período de tempo duradouro é inferior a 1%. É por isso que a cirurgia é uma opção para pacientes com obesidade grave.
A cirurgia para perda de peso não trata apenas a obesidade, mas também outras condições como diabetes, doenças cardíacas, hipertensão, artrite e refluxo ácido. Além disso, a cirurgia reduz muito o risco de morte por câncer, diabetes, doenças cardíacas e outras doenças.
A cirurgia para perda de peso, também conhecida como cirurgia bariátrica funciona alterando a anatomia ou posição do estômago e do intestino delgado, proporcionando mudanças no apetite, sensação de saciedade e melhoria no metabolismo, como o corpo queima calorias.
“Mas é importante que após o procedimento o paciente adquira novos hábitos, como dieta saudável e uma boa rotina de exercícios. Esses procedimentos são ferramentas para tratar uma doença crônica e não podem funcionar sozinhos”, salienta cirurgião, Dr Leandro Avany Nunes, diretor da Clínica Mova