30/05/2019

Balão Intragástrico para tratamento da obesidade e sobrepeso

Balão Intragástrico para tratamento da obesidade e sobrepeso

A obesidade e o sobrepeso representam problemas de saúde pública mundial. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) no Brasil 1 a cada 2 pessoas estão acima do peso e 17% dos brasileiros são obesos. O Balão Intragástrico é uma alternativa para quem deseja perder peso. Mas para que o tratamento tenha eficácia é necessária uma mudança de hábitos por parte do paciente. Dados mostram que a cada 100 pacientes que colocam o balão, 47% recuperam o peso após um ano da retirada do balão, dos pacientes que conseguem emagrecer.

É por isso que a Clinica Mova conta com uma equipe mutidisciplinar para que o tratamento seja contínuo, liderada pelo diretor técnico médico, cirurgião Dr. Leandro Avany Nunes (CRM 8308). Fazem parte da equipe o médico gastroenterologista Dr. Michel Faraco, psicóloga, Ana Paula Gramacho, nutricionista, Michele Biff Citadine e o Dr. Marcos Maffioletti.  “O balão só vai funcionar se o paciente mudar seus hábitos alimentares e praticar atividade física. O balão ocupa metade do estômago do paciente, mas ele só fica seis meses, depois tem que retirar”, explica o Dr. Leandro Nunes.

O Balão Intragástrico possui vantagem por não necessitar cirurgia, o que torna o tratamento mais rápido e seguro. A técnica faz a introdução de uma prótese de silicone no estômago, introduzido por meio de uma sonda endoscópica, que depois será preenchida com líquido. Considerado um tratamento de intervenção, a retirada assim como sua colocação se faz por meio de uma endoscopia. Geralmente com sedação assistida por um anestesista, visando à segurança e o conforto do paciente.

SAIBA MAIS: 

Existem dois tipos de Balão Intragástrico disponíveis. Os que são insuflados com ar e os que são insuflados com uma solução de soro fisiológico e azul de metileno estéreis, com volume que varia de 400 a 700 ml, dependendo do tamanho da câmara gástrica, da idade do paciente, estatura e sexo.

Postula-se que aquele insuflado com ar causa menos desconforto por ser mais leve, mas apresenta maior dificuldade na sua retirada e também não existem meios de se diagnosticar precocemente se ele apresentar vazamentos. Este fato não ocorre com os que são preenchidos com a solução de soro fisiológico e azul de metileno, já que este líquido será absorvido pelo organismo, sem causar-lhe prejuízos, e mudará a cor da urina, alertando o paciente.

A retirada, assim como sua colocação se faz por meio de uma endoscopia, geralmente com sedação assistida por um anestesista, visando à segurança e o conforto do paciente. O tempo médio de procedimento não ultrapassa, na maioria das vezes, 10 a 15 minutos. Após sua retirada, se necessário ou desejado, o paciente poderá discutir com o médico a colocação de outro balão.

https://web.facebook.com/watch/?v=248454019197068