30/05/2019

Balão Intragástrico: uma alternativa para quem deseja perder peso

Balão Intragástrico: uma alternativa para quem deseja perder peso

A obesidade e o sobrepeso são um mal que atinge muitos brasileiros. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) no Brasil 1 a cada 2 pessoas estão acima do peso e 17% dos brasileiros são obesos. O Balão Intragástrico é uma alternativa para quem deseja perder peso. Mas para que o tratamento tenha eficácia é necessária uma mudança de hábitos por parte do paciente. Dados mostram que a cada 100 pacientes que colocam o balão, 47% recuperam o peso após um ano da retirada do balão, dos pacientes que conseguem emagrecer.

É por isso que a Clinica Mova conta com uma equipe mutidisciplinar para que o tratamento seja contínuo. Fazem parte o médico gastroenterologista Dr. Michel Faraco, psicóloga, Ana Paula Gramacho, nutricionista, Michele Biff Citadine e o Dr. Marcos Maffioletti. Além do diretor técnico médico, cirurgião Dr. Leandro Avany Nunes (CRM 8308). “O balão só vai funcionar se o paciente mudar seus hábitos alimentares e praticar atividade física. O balão ocupa metade do estômago do paciente, mas ele só fica seis meses, depois tem que retirar”, explica o Dr. Leandro.

O Balão Intragástrico possui vantagem por não necessitar cirurgia, o que torna o tratamento mais rápido e seguro. A técnica faz a introdução de uma prótese de silicone no estômago, introduzido por meio de uma sonda endoscópica, que depois será preenchida com líquido. Considerado um tratamento de intervenção, a retirada assim como sua colocação se faz por meio de uma endoscopia. Geralmente com sedação assistida por um anestesista, visando à segurança e o conforto do paciente.