30/05/2019

Cirurgia Bariátrica para Idosos

Cirurgia Bariátrica para Idosos
 
 
Pessoas idosas podem fazer a cirurgia bariátrica? 

Essa é uma pergunta que recebemos muito em redes sociais e também de pacientes, preocupados com a dificuldade em perder peso a partir dos 60 anos. Somado a isso, algumas pessoas sofrem com as consequências do peso, seja nas articulações, ou por outras doenças, como diabetes e pressão alta.
O Dr Leandro Avany Nunes, cirurgião e diretor da Clínica Mova, nos explica que hoje o procedimento tem os limites de idade bem estabelecidos, que são de 16 a 65 anos. ✅
 
Alguns casos, que passam por uma avaliação subjetiva pré-operatória, podem se enquadrar como excessão, pois os benefícios de uma cirurgia seriam maiores do que os malefícios ou complicações.

"Às vezes um paciente com 70 anos, com uma vida muito ativa, que pode estar com limitações devido ao peso. Nestes casos é possível fazer a cirurgia", explica o Dr Leandro.
⚠️No caso de pacientes com obesidade, mas com outras doenças graves, onde uma cirurgia poderia trazer complicações severas, não seria possível a cirurgia.

Então, a indicação de bariátrica para pacientes fora dos limites de idades é subjetiva e vai depender da equipe multidisciplinar, que irá avaliar se o benefício será maior ou menor para o paciente.