30/05/2019

A cirurgia bariátrica não trata apenas a obesidade

A cirurgia bariátrica não trata apenas a obesidade
A obesidade é uma doença comum no Brasil e no mundo. Quando uma pessoa tem obesidade severa, como acontece com muitos outros problemas médicos, como doenças cardíacas e renais, a cirurgia pode ser o tratamento mais eficaz.
 
Muitos pacientes com obesidade tentam tratar isso por conta própria, com dieta e exercícios. Algumas pessoas têm algum sucesso temporário, mas acabam por recuperar ou aumentar o seu peso. Mais frequentemente, os pacientes têm pouco ou nenhum sucesso apenas com dieta e exercícios. Isso não é resultado de falta de força de vontade ou de uma dieta errada. Quando um paciente tem índice de massa corporal (IMC) maior que 35, a chance de atingir o peso corporal normal por um período de tempo duradouro é menor que 1%. É por isso que a cirurgia é uma opção para pacientes com obesidade grave. Infelizmente, muitos pacientes que poderiam se beneficiar com a cirurgia não sabem se a cirurgia é certa para eles.
 
A cirurgia para perda de peso não trata apenas a obesidade, mas também outras condições como diabetes, doenças cardíacas, hipertensão, artrite e refluxo ácido. Além disso, a cirurgia reduz muito o risco de morte por câncer, diabetes, doenças cardíacas e outras doenças.
Em grandes estudos científicos com centenas de milhares de pacientes, a cirurgia para perda de peso tem mostrado reduzir o risco de morte de uma pessoa por qualquer causa em mais de 40%.
A cirurgia para perda de peso reduz o risco de morte relacionado a muitas doenças, incluindo doenças cardíacas (40% a menos), diabetes (92% a menos) e câncer (60% a menos), também são significativamente reduzidos. Comparar os riscos da cirurgia com os benefícios da cirurgia torna a decisão pela cirurgia muito mais fácil de tomar.