30/05/2019

Conheça o Balão Intragástrico

Conheça o Balão Intragástrico

Existem várias maneiras de se tratar a obesidade e o sobrepeso. O Balão Intragástrico é hoje um dos recursos mais utilizados para a perda do sobrepeso e também para redução de peso antes da cirurgia bariátrica. Uma das vantagens desse método é que não necessita cirurgia, o que torna o tratamento mais rápido e seguro. A técnica faz a introdução de uma prótese de silicone no estômago, introduzido por meio de uma sonda endoscópica, que depois será preenchida com líquido. Considerado um tratamento de intervenção, o balão deverá permanecer no estômago no período de quatro a seis meses. Após a colocação do balão o paciente tem acompanhamento multidisciplinar no período de nove meses, tempo máximo desse tipo de tratamento. A Clínica Mova é uma pioneira na utilização desta técnica no sul de Santa Catarina, com centenas de pacientes com excelentes resultados.

“É uma forma menos agressiva e que engloba todas as pessoas que desejam perder peso. Na regra de hoje a gente utiliza como linha de corte o Índice de Massa Corpórea (IMC) acima de 27. Os resultados são muito bons principalmente para os paciente que tem sobrepeso ou obesidade grau 1”, explica o médico cirurgião, Dr. Leandro Avany Nunes.

 

Entendendo o funcionamento 

Existem dois tipos de Balão Intragástrico disponíveis. Os que são insuflados com ar e os que são insuflados com uma solução de soro fisiológico e azul de metileno estéreis, com volume que varia de 400 a 700 ml, dependendo do tamanho da câmara gástrica, da idade do paciente, estatura e sexo.

Postula-se que aquele insuflado com ar causa menos desconforto por ser mais leve, mas apresenta maior dificuldade na sua retirada e também não existem meios de se diagnosticar precocemente se ele apresentar vazamentos. Este fato não ocorre com os que são preenchidos com a solução de soro fisiológico e azul de metileno, já que este líquido será absorvido pelo organismo, sem causar-lhe prejuízos, e mudará a cor da urina, alertando o paciente.

A retirada, assim como sua colocação se faz por meio de uma endoscopia, geralmente com sedação assistida por um anestesista, visando à segurança e o conforto do paciente. O tempo médio de procedimento não ultrapassa, na maioria das vezes, 10 a 15 minutos. Após sua retirada, se necessário ou desejado, o paciente poderá discutir com o médico a colocação de outro balão.