30/05/2019

Hérnia Inguinal

Hérnia Inguinal

A hérnia inguinal é um problema que atinge parte da população brasileira. Normalmente, quem possui hérnia inguinal é capaz de observar a saliência ou abaulamento na região da virilha, em um ou nos dois lados. A saliência fica mais evidente quando a pessoa tosse, levanta peso ou faz força. A doença é mais comum em homens do que em mulheres, e as chances de adquirir podem aumentar ainda mais em trabalhadores braçais ou em pacientes que apresentarem constipação intestinal crônica, obesidade, tabagismo, doença da próstata ou pulmão, coração e fígado.

O diagnóstico da hérnia inguinal pode ser obtido através de um exame físico na região da virilha ou através de uma ecografia. A videocirurgia é hoje um dos recursos mais utilizados para o tratamento, devido aos benefícios diretos para o paciente e por ser menos invasiva. Para o pós-operatório, são indicadas dieta nutricional e prescrição medicamentosa. Dicas de não ficar muito tempo deitado ou sentado, andar várias vezes ao dia e retomar lentamente o ritmo de vida, também devem ser observadas.

“A videocirurgia é a opção de tratamento mais recomendada e mais utilizada porque possibilita ao paciente retomar suas atividades habituais em menor tempo”, explica o médico cirurgião, Dr. Leandro Avany Nunes.