30/05/2019

Obesidade e doença de Alzheimer

Obesidade e doença de Alzheimer

Qual é o fator de risco controlável mais importante para a doença de Alzheimer? Ser obeso na meia-idade, de acordo com uma nova análise feita com 378.615 pessoas nos Estado Unidos.

A pesquisa analisou dados do Sistema de Vigilância de Fatores de Risco Comportamentais dos EUA, avaliando oito fatores de risco modificáveis ​​para a doença de Alzheimer e outras formas de demência:
. ser fisicamente inativo,
. ser um fumante,
. ter depressão,
. ter baixos níveis de educação formal,
. ter diabetes,
. ser obeso na meia-idade,
. ter pressão alta na meia-idade, e
. ter deficiência auditiva.

A obesidade na meia-idade foi o fator de risco mais proeminente para a doença de Alzheimer, seguida pela inatividade física e baixa escolaridade.

Dez anos atrás, a atividade física era o principal fator de risco para a doença de Alzheimer, seguida pela depressão e pelo tabagismo, calcularam os pesquisadores.
Como as taxas de obesidade continuaram a aumentar entre os americanos nas últimas décadas, não é surpreendente que a obesidade seja agora o fator de risco modificável nº 1 para a doença de Alzheimer.
Esses oito fatores de risco foram significativos para homens e mulheres, observaram os pesquisadores, embora os homens fossem mais propensos a ter fatores de risco modificáveis ​​do que as mulheres.
Por tudo isso é importante não ignorar a obesidade, identificar quando esse quadro se torna um risco à saúde e buscar o tratamento adequado para cada caso.
Converse com a nossa equipe e saiba mais sobre os nossos tratamentos.
Fonte: ALZinfo.org