30/05/2019

A obesidade é doença progressiva e crônica

A obesidade é doença progressiva e crônica
A obesidade não é mais considerada um problema estético causado por comer demais e pela falta de autocontrole. A Organização Mundial de Saúde (OMS), juntamente com as sociedades médicas e científicas, reconhecem a obesidade como uma doença progressiva crônica, resultante de múltiplos fatores ambientais e genéticos.
 
A doença da obesidade é extremamente cara, não só em termos econômicos, mas também em termos de saúde individual e social, longevidade e bem-estar psicológico. 
Devido à sua natureza progressiva, a obesidade requer tratamento e controle ao longo da vida.
 
A obesidade é considerada uma doença multifatorial com forte componente genético. Agindo de acordo com um histórico genético, estão vários fatores hormonais, metabólicos, psicológicos, culturais e comportamentais que promovem o acúmulo de gordura e o ganho de peso.
 
"É certo que a obesidade também contribui para o desenvolvimento de outras doenças, como hipertensão, diabetes, doenças cardíacas, osteoartrite e depressão. Porém, esses tipos de doenças acabam sendo frequentemente tratadas com medicamentos que contribuem para um ganho de peso ainda maior. De todas essas maneiras e muito mais, a obesidade "gera" obesidade, prendendo o indivíduo em um ciclo vicioso de ganho de peso", salienta o Dr Leandro Avany Nunes, Diretor Técnico Médico da Clínica Mova.