30/05/2019

Obesidade é um problema de saúde pública

Obesidade é um problema de saúde pública
A obesidade é um problema não apenas de saúde pública, mas é uma doença que traz impactos negativos na vida dos pacientes e em todo o ambiente onde este se relaciona. Um destes impactos apontados chega até a economia.
Essa conclusão faz parte de um completo e inédito estudo divulgado pela consultoria Fabio Terracini e pelo Médico especialista em medicina da obesidade, Dr Caetano Marchesini, ex-presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica.
Conforme esse levantamento o Brasil possui 42 milhões de pessoas com obesidade, para um número anual de 63.969 cirurgias bariátricas, o que representa uma média de 1,5 cirurgias para cada 1000 pacientes obesos.
 
Nesta pesquisa o Estado de Santa Catarina aparece como um dos Estados com melhores índice de pacientes com acesso a cirurgia: 1,4 por 1000 pessoas com obesidade.
Somente a Clínica Mova já possui mais de 1800 pacientes operados, em 17 anos de atividades, o que torna a Mova uma das refências no tratamento desta doença.
 
"O estudo se propõe a analisar a importância deste tratamento, contribuindo drasticamente para uma população mais saudável e produtiva", salienta o Dr Leandro Avany Nunes, Diretor Técnico Médico da Clínica Mova. Para ele, o estudo reflete a necessidade de se investir cada vez mais em políticas que reduzam o avanço da obesidade, uma vez que impacta diretamente no sistema de saúde, nas empresas e é claro, na vida do paciente.
"Como qualquer outra doença epidêmica, é preciso de diagnóstico e tratamento cada vez mais rápidos para cortar o avanço da obesidade e todo o impacto negativo que gera sobre a nossa sociedade", observa o Dr Leandro Nunes.