30/05/2019

Obesidade e tratamento bariátrico

Obesidade e tratamento bariátrico

A obesidade não é mais considerada um problema estético, causado por excessos e falta de autocontrole. A Organização Mundial de Saúde (OMS), juntamente com as sociedades médicas e científicas internacionais, reconhecem a obesidade como uma crônica progressiva doença resultante de múltiplos fatores ambientais e genéticos.
A doença da obesidade é extremamente cara, não apenas em termos econômicos, mas também em termos de saúde individual e social, longevidade e bem-estar psicológico. Devido à sua natureza progressiva, a obesidade requer tratamento e controle por toda a vida.
Segundo a OMS, 65% da população mundial vive em países onde o excesso de peso e a obesidade matam mais pessoas que o baixo peso. Aproximadamente 500 milhões de adultos no mundo são afetados pela obesidade e um bilhão são afetados pelo excesso de peso, juntamente com 48 milhões de crianças.
Vários fatores que atuam em um contexto genético causam ganho de peso e obesidade. As condições associadas ao ganho de peso e às mudanças biológicas no corpo que ocorrem como resultado contribuem para a progressão da doença, geralmente prendendo o indivíduo em um ciclo vicioso. Se você estiver preocupado com seu peso é fundamental a procura por profissionais que possam orientar sobre procedimentos e tratamentos, como a cirurgia bariátrica.

Sempre aliada a um tratamento multiprofissional, que une médicos, psicólogos, nutricionistas e profissionais de educação física, a cirurgia bariátrica atua como uma ferramenta eficaz para fornecer a perda de peso a longo prazo e aumentar a qualidade da saúde. A cirurgia bariátrica também é indicada para redução de problemas relacionados à obesidade, como diabetes tipo 2, pressão alta, doenças cardíacas e muito mais. Freqüentemente, os indivíduos que melhoram seu peso tomam cada vez menos medicamentos para tratar suas condições relacionadas à obesidade.

A perda significativa de peso através de cirurgia bariátrica também pode abrir caminho para muitas outras oportunidades interessantes para você, sua família e, o mais importante, sua saúde.