30/05/2019

Por que a obesidade é uma doença?

Por que a obesidade é uma doença?

A Associação Médica Americana (AMA) designou a obesidade como doença em 2013. O resultado imediato foi a mudança do antigo conceito de que a obesidade é causada por força de vontade insuficiente, falta de disciplina e más escolhas.
Com isso a obesidade não era mais um tema de conversa tabu e passou a ser notícia e as pessoas passaram a falar sobre isso, promovendo a pesquisa, a criação de protocolos para a medicina da obesidade e aumento de recursos para esse tratamento.
A partir desse novo conceito passou-se a reconhecer que os indivíduos com obesidade apresentam um aumento no acúmulo de gordura, nem sempre relacionados à ingestão de muitas calorias ou à falta de atividade física. Isso ocorre por problemas metabólicos, alterações relacionadas à fome e saciedade, resistência a perder peso ou recuperação de peso decepcionante. 
Portanto, a doença da obesidade é vasta e varia de acordo com a causa do ganho de peso. Não existe apenas um tipo ou causa para a obesidade, podendo ser psicológicas, físicas, metabólicas, neurológicas e hormonais.

Está intimamente ligada a doenças cardíacas, apneia do sono e certos tipos de câncer. 
Por todos esses aspectos é importante não negligenciar a obesidade. O quanto antes ela for tratada menores os riscos de doenças relacionadas.
A Clínica Mova possui uma equipe especializada no tratamento da obesidade. Agente uma consulta e conheça os nossos tratamentos.