30/05/2019

Os principais critérios adotados para indicação da Cirurgia Bariátrica

Os principais  critérios adotados para indicação da Cirurgia Bariátrica

 

O avanço dos índices de obesidade no Brasil e das doenças relacionadas a este quadro ampliou as indicações para a realização da cirurgia bariátrica onde o paciente apresenta Índice de Massa Corpórea acima de 35 kg/m2. As novas normas do Conselho Federal de Medicina (CFM) já estão em vigor desde 2016, onde 21 doenças associadas à obesidade podem levar a uma indicação de cirurgia.

Confira quais os critérios adotados hoje em que a Cirurgia Bariátrica é indicada:

- O primeiro ponto a ser considerado é o Índice de Massa Corpórea (IMC). Acima de 40 m/cm2 ou acima de 35 m/cm2 para pacientes com comorbidades clínicas como hipertensão arterial sistêmica, diabetes tipo 2, dislipidemias, apneia do sono e doenças ortopédicas. Além destas, também doenças cardiovasculares, como insuficiência coronariana, acidente vascular cerebral e angina, doença do refluxo gastro-esofágico, incontinência urinária, infertilidade, entre outras.

- Outro ponto é a idade, onde jovens a partir de 16 anos com falha na perda de peso, com tratamento clínico, também podem ter a cirurgia indicada. Nos demais casos a idade mínima permanece 18 anos.

É fundamental procurar um médico especialista para que seja analisado cada caso e o paciente inicie o acompanhamento junto à uma equipe multidisciplinar.

Fonte: Associação Brasileira para Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (ABESO).